Vocês pediram (uma pessoa pediu) e hoje eu vou falar das seções do Substack. Primeiramente, eu sei que sumi. Mas eu avisei desde o início que não ia prometer periodicidade aqui, certo? Queria escrever toda semana? Queria. Mas minha prioridade nesse sentido é a Tempo de Qualidade. Nas últimas semanas, eu estava com pouquíssima inspiração para escrever para lá, mas fiz uma forcinha para os textos saírem. Já para cá…ficou o buraco mesmo e jogo que segue. Ah, sim, mas você quer saber das seções. Vamos lá!
O Substack tem essa função em que você pode segmentar os seus posts. Em termos editoriais, funciona como seções de uma revista, ou na tradução do Substack “seCções”, vá lá. Isso quer dizer que você pode juntar textos com assuntos parecidos em um mesmo guarda-chuva dentro da sua newsletter. Vamos supor que você tenha uma newsletter de música. Você poderia ter uma seção para falar de rock e outra para falar de pop, por exemplo. Você pode inventar as seções que quiser (ou não inventar nenhuma).
E no que isso é diferente das tags? Bom, as tags não criam automaticamente páginas no seu menu e não tem como colocar descrição e imagens próprias. Também não dá para se inscrever em uma tag, mas em uma seção, sim.
“Ah, mas é melhor criar uma seção dentro da minha news para falar de um assunto novo ou criar uma segunda newsletter?” Essa foi uma dúvida que me surgiu quando estava pensando nessa segunda newsletter aqui e a resposta é: DEPENDE.
Se o assunto que você quer tratar tem a ver com o assunto principal da sua news e poderia estar dentro desse assunto principal, talvez seja melhor abrir uma seção. Se o público que tem interesse nesse assunto é o mesmo que tem interesse no resto da sua news: seção. Agora, se é um assunto que não tem nada a ver e um público que talvez não seja o mesmo: newsletter separada (como eu fiz aqui).
“Mas dá para assinar só uma seção de uma newsletter, não dá?”, continua o meu interlocutor imaginário. Sim, dá. Se o autor tiver configurado assim, é possível. “Tá, mas como configura esse negócio, então?”.
No seu computador (não no app), vá em “Painel de Controle”, depois em “Definições”. No menu lateral, clique em “SeCções”. Agora, clique em “Adicionar”. Você pode carregar uma imagem para representar a sua seção, mas eu nunca fiz isso e não senti falta. O mais importante é colocar o nome e eu recomendo colocar uma descrição também.
Uma parte importante: onde está escrito “Definições de subscritor”, tem uma tradução muito mal feita nas caixinhas que diz assim “Adicionar novos subscritores por defeito”. Acredito que era para ser uma tradução de “default”, ou seja, “padrão” e não “defeito”. Se você deixar essa caixinha marcada, quer dizer que qualquer pessoa nova que se inscrever na sua news automaticamente estará inscrita nessa seção. Se não, a pessoa vai ter que se inscrever especificamente nessa seção.
Tem uma outra caixinha embaixo que fala em copiar a sua lista de e-mails. Se você deixar ela marcada, todos os seus inscritos estarão inscritos nessa seção automaticamente. Se não, eles também vão ter que se inscrever manualmente se quiserem receber.
Na prática: só não marque essas caixinhas se você for usar essa seção quase como uma publicação secundária dentro da sua news. Se for só uma editoria, deixe marcado.
Depois é só clicar em “criar seção” e voilá! Tchau, até semana que vem ou quem sabe quando eu…
“Espera aí, mas como que usa esse negócio agora?”
Ah, sim. Tem duas coisas que você precisa saber:
As seções podem aparecer no seu menu principal ou não. Menu do seu blog, quero dizer. Você pode configurar isso indo em “Sítio eletrônico” e ligando e desligando os “Links da barra de navegação”
Você vai precisar colocar cada um dos seus posts dentro das seções se quiser arrumar sua editoria. Como fazer isso? Quando for fazer um post longo, lá em cima do título vai aparecer uma barra de seleção assim “Escolha uma seção”. Toda vez que você for postar, marque a seção lá e ela vai entrar automaticamente na editoria. Ah, para colocar textos antigos nas seções você vai ter que abrir um por um e editar isso. Boa sorte!
Se você quer um exemplo de como funcionam as seções configuradas, vai lá na minha news. Eu coloquei emojis nas seções porque achei bonitinho, mas você faz o que você quiser da sua vida.
Agora, sim, tchau e até qualquer hora!
Se este post foi útil, comenta aqui e me fala o que mais você quer saber sobre o Substack e newsletters:
E inscreva-se também na minha outra newsletter, “Tempo de Qualidade”.
Chegou meu momento de estudar essa plataforma ✍🏻
Silêncio estou estudando esta rede📖