Personalize o e-mail de boas-vindas da sua newsletter no Substack
Pelo amor de Deus! Bônus: como fixar um texto na sua home
Olá, escritores!
Uma dica que eu dei no Notes umas semanas atrás e muita gente se interessou foi personalizar os e-mails automáticos que seus assinantes recebem. Sim, dá para fazer isso! E é uma ótima oportunidade de se apresentar de verdade, já dar alguns links bacanas para o seu leitor e até vender seu peixinho de uma assinatura paga. Por que deixar a pessoa receber um e-mail automático em inglês do Substack que ela vai jogar no lixo sem ler, se você pode enviar algo interesse e com a sua cara?
Como você faz isso? Bom, para começar, você precisa estar no navegador. Você vai ver que tem muita coisa legal que não dá para fazer pelo aplicativo. Eu, particularmente, uso o aplicativo para leitura e para interagir com as pessoas. Para escrever e configurar a news é o meu bom e velho desktop. Vamos lá?
Abra a página da sua news e clique em “Painel de Controle” (quase tudo começa assim)
No menu superior, clique em “Definições”
No menu à esquerda, clique em “E-mails”
No centro da página, vai aparecer uma tela com todas as configurações de e-mails, como esta aqui:
Repare que você pode alterar o nome do remetente do e-mail. Pode deixar o seu nome ou o nome da newsletter ou escrever a gracinha que quiser. Você também pode personalizar o cabeçalho e os rodapés dos e-mails e mesmo fazer versões diferentes para os assinantes gratuitos e pagos (mas essa configuração eu vou deixar pra outro texto).
Tem também opções para personalizar a página de cancelamento da inscrição e uma opção para exigir confirmação de e-mail (útil para quem não quer correr o risco de ter e-mail fantasma na base, mas perigosa porque adicionar mais um passo à inscrição pode deixar gente pelo caminho, sabe como é?)
Agora, sim, os e-mails de boas-vindas. Você tem duas opções: “a novos subscritores” e “para subscritores importados”. Essa segunda opção é para o caso de importar uma base de e-mails de outro lugar. Pode ser de bom tom configurar um e-mail explicando para a pessoa onde ela está caindo, a não ser que você só esteja mudando de plataforma e não for mudar praticamente nada na sua news que era enviada por outro lugar.
O foco aqui é o e-mail para os novos assinantes. A pessoa achou sua news, deu o e-mail dela…e daí? E daí que ela vai receber esse e-mail imediatamente. Vamos gostar de pensar que ela estará empolgada e vai abrir logo. Você não vai querer que ela abra e encontre isto aqui:
Então, clique em editar e seja feliz! Minhas dicas do que colocar nesse e-mail:
Apresente sua news! Há quanto tempo ela existe (lembre de colocar essa informação de uma maneira que não fique datada, porque você não vai ficar editando isso toda hora. Não escreva “essa news existe há dois anos”. Escreva: “essa news começou em março de 2023”), sobre o que ela fala. Se tiver seções, explique sobre cada uma. O que o seu leitor pode esperar?
Explique qual será a periodicidade de envio (se houver)
Apresente-se! Talvez as pessoas queiram saber um pouco mais sobre você
Fale dos seus textos mais bacanas. Ela é uma pessoa nova. Ela só deve ter lido um texto que você escreveu. É sua chance de apresentar os seus favoritos! Coloque um link pro arquivo caso ela queira explorar tudo.
Se tiver um plano pago, explique como ele funciona, o que a pessoa ganha assinando o pago. Acredite: um assinante novo que veja benefício no seu conteúdo pode acabar assinando o pago a partir desse e-mail se você souber explicar direitinho.
Olha só como ficou o meu (desculpa se você recebeu as boas-vindas feias do Substack, mas eu deixei para configurar essa news junto com vocês).
Bônus: como fixar um conteúdo na sua home
Já tem uma news e tem AQUELE TEXTO que te traz assinaturas mesmo depois de publicado há muito tempo? Por que não deixá-lo em destaque e fixado na sua home (igual a gente fixa conteúdo no topo do perfil no Instagram, sabe?). Descobri recentemente que dá para fazer isso na newsletter. De novo, tem que ser no navegador.
Entre no seu texto muito bom e clique nos três pontinhos. Depois clique em “Pin to Homepage”. Assim:
Pronto! Assim, ele vai ser sempre o texto principal na home do seu blog Substack. Gostou das dicas? Compartilha esse post!
Antes que eu me vá, queria dar dicas de outras pessoas que falam de newsletter e que, inclusive, estão no Substack há muito mais tempo do que eu. Vão lá assinar e seguir também a
, a (da ) e o . Sabe de mais gente que tá no Substack falando da plataforma? Comenta aí que eu quero seguir:“E se eu tiver uma newsletter?” é uma newsletter metalinguística para falar de Substack e… newsletters de forma geral. Quer receber os próximos posts? Deixe seu e-mail aqui embaixo:
E inscreva-se também na minha outra newsletter, “Tempo de Qualidade”.
Que trabalho legal que vc está fazendo! Obrigada pela gentileza da menção, e tamo junto nessa evangelização Substacker ✨
Achei muito útil, obrigada!!